Cirurgia Torácica do Vale

Parabéns pelos 25 anos do 1° Transplante de Pulmão no Brasil

Há 25 anos a medicina brasileira, e em especial a cirurgia torácica, comemorou orgulhosa a realização do primeiro transplante de pulmão no Brasil e na América Latina. Os tempos de então eram carentes dos avanços tecnológicos de agora, da segurança da terapia intensiva dos dias atuais, das novas drogas anti-rejeição e dos centros especializados em transplantes de órgãos. Era necessário, pois, a coragem, a capacidade médica superior e o senso de oportunidade dos pioneiros, para que as circunstâncias não travassem o que precisava acontecer. 
 
Tivemos a fortuna, prezados colegas, de encontrar todos estes atributos na figura singular do nosso Prof. José Camargo e em sua fiel equipe de retaguarda do Pavilhão Pereira Filho de Porto Alegre. E assim, quando o dia 16 de maio de 1989 amanheceu, a história da cirurgia torácica brasileira foi acrescentada de um dos seus mais belos e fascinantes capítulos: O transplante de pulmão pôde ser feito, sim senhores, em nosso país. A multiplicação de outros centros de transplantes foi a consequência inexorável.
 
Passado este tempo, devemos festejar muito mais do que o pioneirismo, já podemos exaltar os quase 500 transplantes realizados pelo grupo do Pavilhão Pereira Filho e Hospital de Transplantes Dom Vicente Scherer, uma inigualável contribuição para o avanço de nossa especialidade, uma esperança definitiva para os que um dia embalaram a expectativa de viver novamente.
 
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica parabeniza o Prof. Camargo por esta data, e a todos os colaboradores desta caminhada de vinte cinco anos, que não deixaram de acreditar que era possível, sim, realizar os sonhos sonhados.
 
Fonte: SBCT

Data: 16/05/2014

Voltar