Derrame Pleural

Derrame pleural é o acúmulo excessivo de líquido na cavidade pleural, que é o espaço onde se localizam os pulmões.

Veja também: Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva

Derrame Pleural
Derrame Pleural.

O que é Derrame Pleural?

A presença de líquido excessivo no lugar onde deveria estar somente o pulmão acaba levando à compressão deste, dificultando seu trabalho e causando em alguns casos falta de ar. Portanto o termo “água no pulmão”, que muitas vezes é popularmente utilizado para denominar o derrame pleural, não está correto, pois na verdade este líquido encontra-se ao redor do pulmão e não dentro dele.

Principais sintomar do derrame pleural

Além da falta de ar os principais sintomas do derrame pleural são dor torácica, tosse, em alguns casos febre, e sintomas associados às causas do derrame. Estes sintomas estão diretamente associados à quantidade de líquido na cavidade pleural.

Causas possíveis

Diversas são as possíveis causas de derrame pleural, como neoplasias malignas ou benignas, doenças inflamatórias, infecciosas, pós operatório de cirurgias cardíacas, pulmonares, ou até abdominais, traumas e doenças no coração, rins ou fígado.

Tratamento

Uma vez sendo diagnosticado o derrame pleural inicia-se a investigação de sua causa para que seja planejado o tratamento. Os principais exames para o diagnóstico e evolução do derrame pleural são a radiografia e a tomografia de tórax, e muitas vezes se faz necessária a análise do líquido, que neste caso é coletado com o auxílio de uma agulha e enviado ao laboratório para que seja analisado.

O tratamento do derrame pleural, na maioria das vezes está associado à sua causa, e pode ser desde a retirada do líquido com uma agulha, a colocação de um dreno na cavidade pleural para que este líquido seja escoado ou até um procedimento cirúrgico que normalmente é realizado de maneira minimamente invasiva (toracoscopia). Estas abordagens devem ser realizadas preferencialmente por um médico especialista cirurgião torácico. Associado ao tratamento do derrame deve ser sempre tratada a doença que o causou.

Veja também: Derrame Pleural: entenda o quadro

Hemoptise

Classificação da hemoptise A hemoptise é classificada como pequena (não maciça) num volume abaixo de 100 ml e maciça (volumosa), com perda de sangue que p...

[Leia mais]

Estenose de Traquéia

O que é a Estenose de Traqueia? A estenose da traquéia, nada mais é do que um estreitamento traqueal, dificultando a passagem de ar aos pulmões, e em casos mais graves ...

[Leia mais]

Deformidades Congênitas da Parede Torácica

Existe uma variedade de deformidades da parede torácica anterior que foram classificadas por Ravitch:  Pectus excavatum; Pectus carinatum; Pectus pouter pigeon; Síndrome de Pola...

[Leia mais]