Cirurgia Torácica do Vale

Pré Operatório

A maioria dos procedimentos em cirurgia torácica são considerados de médio a grande porte, muitas vezes sendo necessária anestesia geral. Dentro deste contexto, o médico assistente solicita uma serie de exames pré-operatórios que visam avaliar as condições de saúde do paciente para aquele procedimento. Nesta fase, algumas instruções são individualizadas e devem ser checadas com seu médico, como medicamentos a serem continuados ou suspensos, preparos de higienização de pele, intestinal. O jejum de pelo menos 8 horas é de extrema importância em função da anestesia, sedação, que aumentam a segurança respiratória na prevenção de broncoaspiração de secreções gástricas.
 
Sinais de infecções novas que não sejam de conhecimento de seu médico nesta fase em que há proximidade da data de cirurgia, devem ser informadas ao mesmo, como lesões em pele em áreas próximas das incisões (cortes) cirúrgicos, febre alta, diarréia, para que o mesmo avalie o caso.
 
Do ponto de vista do cotidiano, é importante ter em mente que ainda que haja uma previsão do tempo esperado de período de internação ou recuperação total, as mesmas se dão em bases estatísticas, podendo existir variações, complicações que são individualizadas e fora da previsibilidade médica. Deste modo, é importante que o paciente se organize e se concentre neste momento cirúrgico, tendo ciência de que um tempo maior pode ser necessário para se destinar a sua recuperação. Portanto, organizar o pagamento de contas, cuidados com animais, plantas, dependentes, afastamento laborativo, são todos importantes para que se possa com tranquilidade destinar a atenção necessária.
 
No dia da internação, leve documentos pessoais, de convênio, autorizações, consentimentos, exames recentes relativos à cirurgia, objetos para higiene pessoal, como escovas de dente e cabelos, sabonete, shampoo. Muito objetos de uso diário como alianças, anéis, brinco, relógios, colares, tornozeleiras, piercins, dreads, podem conter metais que aumentam o risco de queimaduras e choques durante a cirurgia e devem ser retirados antes da ida a sala de operações a fim de se evitar esses riscos. Evite realizar depilações corpóreas, barba um dia antes ou no dia da cirurgia, pois podem aumentar a chance de complicações infecciosas. Em caso de dúvidas neste aspecto, consulte o seu médico.
 
Seguindo as orientações, diversas complicações e transtornos podem ser evitados e tornar o mais tranquilo possível o decorrer do procedimento. Boa cirurgia para todos nós!

Voltar