Cirurgia Torácica do Vale

O que são Metástases Pulmonares

O que são Metástases Pulmonares

Imagem: O que são Metástases Pulmonares

A Metástase Pulmonar é um quadro grave e que deve receber tratamento desde o início para garantir a recuperação do paciente. Em casos mais avançados, essa enfermidade pode causar insuficiência respiratória e, inclusive, levar a morte.

O pulmão é um órgão vital e que tende a sofrer com a metástase, que corresponde aos tumores decorrentes de outros cânceres, como câncer de mama, de rim, de cabeça e pescoço, etc. Esse problema é visível através de exames de imagens. O tratamento correto e precoce garante um aumento significativo na expectativa de vida do paciente.

Sintomas

Os sintomas dependem muito de cada paciente, mas entre as queixas mais comuns estão:

  • Falta de ar (também chamada de dispneia);
  • Tosse com sangue (também chamada de hemoptise);
  • Dor na região do tórax;
  • Tosse.

Ao sentir esses sintomas de forma contínua, o paciente deve procurar imediatamente um profissional especializado.

Causas Frequentes

A metástase pulmonar acontece em pacientes que já estão sofrendo com algum outro câncer inicial. Esse câncer acaba espalhando as células cancerígenas no sangue, causando uma disseminação do problema para outras partes do corpo, como o pulmão.

Entre os principais tumores que causam metástase pulmonar, estão:

  • Câncer no Rim;
  • Câncer na Próstata;
  • Câncer na Bexiga;
  • Câncer na Mama.

É importante pontuar que qualquer câncer pode causar metástase no paciente, principalmente em seu pulmão, mas os tumores listados acima são os mais comuns nesse tipo de disseminação.

Diagnóstico

Por ser um câncer diagnosticado através de exames de imagem, a avaliação do paciente costuma ser feita a partir de uma tomografia ou radiografia da região pulmonar. Para entender a gravidade do caso, também é possível realizar outros procedimentos, como:

O método também depende de cada paciente. De acordo com o quadro, o médico pode solicitar apenas exames mais simples ou opções mais invasivas. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores as chances de cura e de recuperação do paciente.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir a metástase pulmonar é fazer o acompanhamento médico regular, para saber precocemente se o câncer original disseminou as células para as outras partes do corpo.

Para os pacientes que já sofreram de câncer no passado, mesmo que em outra região, é aconselhável fazer, com certa periodicidade, uma tomografia do tórax e uma radiografia.

Os especialistas aconselham esse tipo de exame a cada 6 meses ou pelo menos uma vez no ano. Esse acompanhamento deve ser feito nos 5 primeiros anos após a remissão da doença.  

Tratamento

Os especialistas têm diferentes métodos de tratamento para metástase de pulmão. Os mais usados são:

  • Cirurgia;
  • Quimioterapia;
  • Radioterapia.

Para entender qual tratamento seguir, é necessário avaliar o quadro clínico de cada paciente especificamente. A escolha ideal depende de diferentes fatores, como tipo de tumor e até a progressão da doença.

Também é válido ressaltar que os tratamentos podem ser feitos de maneira individual, ou seja, somente a quimioterapia ou a radioterapia, mas, dependendo da evolução da metástase, também é possível combinar esses métodos e fazer um procedimento cirúrgico. Passe em consulta com um médico especialista!

Data: 08/10/2020

Voltar