Toracocentese

A toracocentese é uma técnica diagnóstica e terapêutica pouco invasiva, segura e rápida.

Veja também: Cirurgia do Mediastino

Toracocentese
Toracocentese.

Também conhecida como punção pleural, a toracocentese é um procedimento de drenagem de líquidos na região da pleura, no pulmão.

Com a função de tratamento ou exame diagnóstico, a técnica é um meio de cuidado e descobrimento de diversas doenças da região torácica. Saiba mais sobre como ela funciona e é realizada!

O que é toracocentese?

Toracocentese é uma palavra derivada do termo grego kéntesis, que significa perfuração. Ela é um procedimento invasivo, mesmo que minimamente, no qual uma agulha é introduzida na cavidade pleural.

O método é feito para a remoção de ar acumulado ou fluidos excessivos e anormais presentes no espaço que fica entre a membrana dupla que cobre o pulmão, que é chamada de pleura.

Os líquidos removidos passam por análise laboratorial, a fim de diagnosticar possíveis doenças. A drenagem também é indicada para o alívio de sintomas, como dor no peito e falta de ar.

O procedimento, que também pode ser chamado de punção pleural, é realizado para fins de diagnóstico e terapêutica, dependendo do caso do paciente, de acordo com a avaliação médica.

É uma técnica muito segura, feita na beira do leito, com o uso de anestésico local. Além disso, é um procedimento rápido e de fácil recuperação.

Existem dois tipos principais de toracocentese. Entenda!

Toracocentese de Alívio

Ela é feita quando a técnica é voltada à dispneia do paciente com derrame pleural. Neste caso, o procedimento é realizado junto com a punção diagnóstica, em uma abordagem médica inicial.

Esse modelo não é indicado para pacientes com encarceramento pulmonar determinado ou suspeito. Nessas situações, a técnica não será suficiente para que ocorra a expansão do parênquima pulmonar.

Toracocentese Descompressiva

Essa forma de aplicação da técnica é realizada em pacientes com suspeita ou com confirmação de pneumotórax hipertensivo, quando a pessoa apresenta dificuldade para respirar, turgência jugular e instabilidade hemodinâmica.

Para que a toracocentese serve?

Como comentamos, a toracocentese é um método que pode ser utilizado de forma terapêutica e como exame diagnóstico.

Como terapia, ela pode aliviar diversos sintomas, como dores no peito, dificuldade de respirar, falta de ar causada por alguma doença pulmonar e também é indicada para o tratamento de pneumotórax e derrame pleural.

Já como forma de diagnóstico, ela realiza a coleta dos materiais para análise laboratorial e bioquímica, para a detecção de patologias que podem resultar nos sintomas já citados.

Dentre as possíveis doenças diagnosticadas com a técnica, é possível destacar:

  • Infecções por vírus, bactérias ou fungos;
  • Tuberculose;
  • Pneumonia grave;
  • Insuficiência cardíaca congestiva;
  • Câncer;
  • Coágulo sanguíneo;
  • Entre outras.

Como funciona a cavidade pleural?

A toracocentese é um procedimento realizado na estrutura pleural. Para compreender melhor como ela funciona, é necessário entender como é composta essa cavidade.

De forma resumida, a pleura é uma membrana dupla, que envolve o pulmão, segurando sua umidade e lubrificação.

Entre essa membrana existe um espaço, que é a cavidade pleural. É nesse espaço onde se localizam os líquidos do pulmão responsáveis pela proteção do órgão.

A pleura ajuda a reduzir o atrito e controla a pressão do órgão nos movimentos de respiração e expiração.

Algumas doenças pulmonares podem causar o aumento excessivo desse líquido. Quando isso acontece, se inicia o quadro de derrame pleural, que é o “vazamento” na cavidade.

Como é feita a toracocentese?

O procedimento de toracocentese pode ser realizado por pneumologistas, cirurgiões e clínicos gerais.

Para a sua realização, é sempre indicado o acompanhamento de um ultrassom ou outro exame de imagem, como o raio-x ou tomografia, para guiar a punção pleural.

Através da imagem, o profissional pode ver exatamente onde estão os líquidos que precisam ser retirados através da toracocentese.

O procedimento é bem rápido, e demora cerca de 10 a 15 minutos, dependendo de cada caso, já que a quantidade de fluidos pode variar.

Durante a realização da técnica, pode ser utilizados aparelhos para acompanhar os batimentos cardíacos e a pressão arterial, além de tubos de oxigênio para garantir a oxigenação correta dos pulmões.

Para a toracocentese, é necessária a aplicação da anestesia local. O paciente pode permanecer sentado ou deitado, com os braços levantados, e o médico higieniza e introduz a agulha entre as costelas.

Após o procedimento pode ser que o médico solicite, mais uma vez, o exame de imagem, como o ultrassom ou o raio x, para verificar como estão os pulmões.

Existem alguns casos, dependendo da doença identificada, em que é necessária a permanência de um dreno, que é um tubo que remove mais líquidos.

Como é a recuperação?

Por ser um procedimento simples e pouco invasivo, a toracocentese tem um período de recuperação bem curto.

No entanto, existem casos em que podem aparecer vermelhidões, vazamentos e dores no local da perfuração. Nessas situações, é necessário recorrer ao médico, que vai avaliar o processo de recuperação.

Quando a toracocentese é indicada?

A punção pleural é indicada para o tratamento de casos em que há, por diversos motivos, o derrame pleural. Lembrando que ela pode ser utilizada para determinar causas ou para tratar sintomas.

Ela só não é indicada em pacientes que possuam problemas comprovados de coagulação sanguínea e lesões cutâneas.

É um procedimento simples e seguro, mas que, em raros casos, pode se complicar e apresentar desconfortos, tosses, edemas, sangramentos e pneumotórax.

Benefícios da toracocentese

A toracocentese é um procedimento que apresenta poucos riscos, sobretudo quando é realizada por profissionais de qualidade, como os médicos da Cirurgia Torácica do Vale.

É um procedimento bastante assertivo, capaz de aliviar sintomas de forma bem rápida e eficaz. A técnica é pouco invasiva e sua recuperação é rápida, com pouquíssimos riscos de infecções e inflamações.

No caso dos exames, quando ela é realizada para a obtenção de diagnósticos, a punção oferece resultados muito satisfatórios e exatos.

Por ser de fácil realização, também possibilita uma resposta mais ágil na investigação diagnóstica, o que é crucial para o tratamento de qualquer doença.

Cirurgia robótica

A medicina é um dos ramos mais impactados pela tecnologia. Através dos avanços das técnicas e métodos, é possível realizar procedimentos de forma cada vez menos complicada e encontrar soluções mais assertivas para os pacientes.

A cirurgia robótica é um belo exemplo de como as novas técnicas podem ser bem aproveitadas e como seus resultados são satisfatórios.

Com meios bem menos invasivos, os cirurgiões contam com recursos de imagens geradas por microcâmeras introduzidas no corpo do paciente.

Os procedimentos se tornam menos traumáticos, com riscos baixos de infecções, as cicatrizes são menores, o processo de recuperação no pós operatório é mais simples e a dor sentida pelo paciente é muito menor.

Cirurgia Torácica do Vale é um grupo de especialistas do Vale do Paraíba que atuam com as mais novas tecnologias do ramo. Confira mais conteúdos em nosso blog e entre em contato conosco.

Veja também: O que é estenose de traqueia?

Colocação de Órtese Traqueal

É um procedimento utilizado nos casos de estenose traqueal em que apesar do paciente ter uma boa saúde e ser um candidato à traqueoplastia, sua estenose é muito extensa...

[Leia mais]

Dreno Torácico

O que é Dreno Torácico? O dreno torácico é um sistema de drenagem que remove líquidos e ar da cavidade torácica, colocado após a cirurgia de t&oacu...

[Leia mais]

Ultrassonografia Endobrônquica (EBUS)

A ultrassonografia endobrônquica (EBUS), é um procedimento médico em que a broncoscopia é combinada com ultrasssom, auxiliando na avaliação do sistema resp...

[Leia mais]