É um procedimento utilizado nos casos de estenose traqueal em que apesar do paciente ter uma boa saúde e ser um candidato à traqueoplastia, sua estenose é muito extensa para realizar o procedimento.
Existem no mercado diversos modelos de órteses, sendo que cada uma delas tem sua indicação precisa.
O procedimento consiste em colocar uma órtese na traquéia com um ramo para cima da estenose (em direção à boca) e um abaixo (em direção aos pulmões).

Orteses traqueal
A órtese ou molde traqueal fica sob a estenose e geralmente já é suficiente para mantê-la aberta, assim o paciente volta a respirar pelo nariz e pode falar normalmente.
O procedimento é realizado por broncoscopia rígida, no centro cirúrgico e sob anestesia geral. Inicialmente, pela broncoscopia faz-se uma inspeção da traquéia, reavaliando o grau e extensão da estenose. Após confirmação da necessidade da órtese, este é implantado (colocado) e molda toda extensão da estenose. Pela broncoscopia confirma-se sua posição e o procedimento é encerrado. É muito importante salientar que a técnica varia conforme o modelo de órtese escolhido.

Visão endoscópica da órtese já posicionada

Visão tomográfica da órtese posicionada
O procedimento possui baixo risco e geralmente o paciente recebe alta no dia seguinte.
O acompanhamento, troca e retirada da órtese varia conforme o modelo implantado, sendo assim, é muito importante você conversar diretamente com o seu médico que realizou o procedimento e que irá acompanhá-lo ambulatorialmente.
