Cirurgia Torácica do Vale

Recursos e ferramentas avançadas para navegação em Cirurgia Torácica

Conheça algumas das principais inovações da tecnologia médica na cirurgia torácica!

Veja também: Como é o treinamento de Cirurgiões Torácicos?

Recursos e ferramentas avançadas para navegação em Cirurgia Torácica
Recursos e ferramentas avançadas para navegação em Cirurgia Torácica

A cirurgia torácica é um campo em constante atualização e desenvolvimento. Hoje, graças ao avanço da tecnologia médica, os cirurgiões torácicos são capazes de executar procedimentos de alta complexidade de maneira minimamente invasiva e com muito mais segurança para o paciente. 

Isso é possível, principalmente, por causa de recursos e ferramentas avançadas para navegação, tecnologias que permitem que os cirurgiões localizem lesões, nódulos e outras condições com mais facilidade, além de tornarem mais precisa a ressecção cirúrgica, nos casos em que o procedimento é necessário. 

Entre as várias ferramentas que vêm revolucionando a prática dos cirurgiões no campo da cirurgia torácica, a iVATS é uma das mais importantes. 

Vamos explicar como ela funciona e sua relevância para a medicina logo abaixo. Confira!

O que é navegação cirúrgica? 

Navegação cirúrgica é um recurso que oferece ao cirurgião a visualização, em tempo real, daquilo que está acontecendo no intraoperatório. 

Ou seja, os recursos e ferramentas para navegação em cirurgia torácica utilizam exames de imagem em tempo real para auxiliar o cirurgião no procedimento que está sendo realizado. 

As imagens captadas são projetadas para o cirurgião, garantindo uma visão mais clara da área operada. 

A aplicabilidade desse sistema é ampla, oferecendo ao médico mais precisão e garantindo ao paciente uma recuperação mais rápida. 

Graças a essa abordagem inovadora, menos invasiva e mais minuciosa, os cirurgiões conseguem resultados melhores nos procedimentos. 

Com pequenas incisões e o apoio de um sistema robótico especializado, visão tridimensional e imagens reais, o profissional conquista mais destreza, assertividade e visibilidade para realizar cirurgias complexas. 

Essas inovações já podem ser aplicadas em diversos tipos de procedimentos, como, por exemplo, no tratamento de tumores do mediastino, doenças diafragmáticas, câncer de pulmão, entre outras condições. 

Como benefícios diretos das novas tecnologias, os pacientes têm uma menor perda de sangue, cicatrizes pouco visíveis, menor tempo de internação, mais conforto e uma recuperação mais rápida. 

iVATS: uma ferramenta inovadora para a cirurgia torácica vídeo-assistida 

A iVATS é uma das ferramentas de navegação mais inovadoras no campo da cirurgia torácica, presente em grandes e importantes hospitais do mundo, onde existem salas de cirurgia híbridas, que são aquelas que combinam a infraestrutura de um centro cirúrgico com uma área dedicada a procedimentos de intervenção não-cirúrgica e equipamentos de imagem em alta definição.

Basicamente, essa tecnologia oferece ao médico a possibilidade de realizar uma cirurgia vídeo-assistida guiada por imagem. A sigla vem de “Image Guided Video Assisted Thoracoscopic Surgery”.

O grande diferencial dessa tecnologia é que ela, além de possuir um recurso avançado de câmeras, também tem funcionalidades impressionantes de imagens intraoperatórias. 

Desse modo, os hospitais e profissionais da saúde conseguem trabalhar em parceria com centros de radiologia intervencionista, para ter mais precisão nos procedimentos. 

Essa é uma abordagem moderna e altamente eficaz, que pode ser usada para o tratamento de nódulos pulmonares suspeitos e outros tipos de lesões torácicas que são difíceis de localizar. 

A tecnologia também facilita a ressecção das lesões, o que torna o trabalho dos cirurgiões mais efetivo e seguro, com riscos mínimos de complicações. 

Adicionalmente, a ferramenta é adequada para casos que exigem ressecções mais extensas. Com ela, o cirurgião consegue trabalhar com margens cirúrgicas mais adequadas. 

Outro diferencial da iVATS é que ela possibilita que o cirurgião obtenha, durante a cirurgia, uma aquisição tomográfica da área operada. 

As imagens, apresentadas em tempo real, trazem clareza, assertividade e precisão para o procedimento.

Além disso, ao saber a posição do nódulo em tempo real, o cirurgião consegue demarcar mais facilmente as lesões, com detalhes de toda a segmentação e anatomia da região que está sendo tratada. 

Essa é uma das principais tecnologias intervencionistas do campo da cirurgia torácica, um recurso que ajuda a salvar vidas. 

Por que novas tecnologias são importantes na cirurgia torácica? 

Os avanços da medicina estão intimamente relacionados aos avanços da tecnologia médica. 

Nesse sentido, os novos recursos e ferramentas para navegação utilizados na cirurgia torácica desempenham um papel fundamental no aperfeiçoamento das técnicas operatórias.  

As cirurgias vídeo-assistidas, por exemplo, trazem uma nova perspectiva para o cirurgião. Com o uso de câmeras, imagens em alta resolução, robôs e processamento digital de imagens, os médicos podem realizar diversos tipos de procedimentos que, antes, exigiam intervenções invasivas. 

Com o suporte da tecnologia na cirurgia torácica, atualmente os profissionais conseguem realizar o tratamento de pneumotórax, biópsia pulmonar, derrame pleural, ressecções pulmonares, lesões do mediastino e muitos outros procedimentos com mais segurança e precisão. 

Isso, para o paciente, significa chances reais de um prognóstico mais satisfatório, menor risco de morbidade, menor tempo de internação hospitalar e uma recuperação mais rápida. 

Todos os anos, estudos são realizados para promover cada vez mais o avanço da área de cirurgia torácica. 

Os esforços dedicados a essa modalidade cirúrgica levam ao contínuo desenvolvimento das técnicas e instrumentos cirúrgicos, mas também exigem a constante atualização e aperfeiçoamento dos cirurgiões que atuam no tratamento de doenças torácicas.  

Conheça a Cirurgia Torácica do Vale!

A Cirurgia Torácica do Vale é formada por um grupo experiente e especializado de cirurgiões que trabalham nos principais hospitais, ambulatórios e consultórios de São José dos Campos e região, no Estado de São Paulo. 

Atuando em atendimentos eletivos, de urgência e emergência, os profissionais somam mais de 30 anos de prática e atualização na especialidade de cirurgia torácica e broncoscopia

A equipe mantém-se ativa e participa de pesquisas, palestras e congressos, a fim de oferecer aos pacientes as melhores inovações e tecnologias da área, com um atendimento humano e de excelência. Faça contato e saiba mais!

 

Veja também: Cirurgia Torácica Robótica (RATS)

Voltar

Pneumotórax espontâneo primário: drenar ou observar?

Quadro frequente nos prontos socorros, o pneumotórax espontâneo, definido pela presença de ar na cavidade pleural não relacionado a qualquer tipo de trauma, pode ser classif...

[Leia mais]

ANS disponibiliza números do setor relativos a novembro

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibiliza os dados atualizados do setor de planos de saúde relativos ao mês de novembro de 2018. A consulta pode ser feita a...

[Leia mais]

AMB entrega relatório de denúncias ao Ministério Público

Na tarde da última sexta-feira (09/05), o diretor de Assuntos Parlamentares da Associação Médica Brasileira, José Luiz Mestrinho, e o advogado da entidade, Carlos Mi...

[Leia mais]