A crise de saúde instaurada no mundo pela pandemia de Covid-19 colocou em evidência uma especialidade médica que tem grande importância no tratamento de várias doenças pulmonares: o médico pneumologista.
Durante os dois anos críticos da pandemia, 2020 e 2021, a pneumologia assumiu o protagonismo no enfrentamento à doença. Isso fez com que o médico pneumologista se tornasse mais conhecido e procurado pela população.
Na prática, o pneumologista é o profissional da medicina que atua na área responsável pelo tratamento de doenças e dificuldades pulmonares. Nesse campo médico, são exploradas as questões que envolvem todo o sistema respiratório.
Os possíveis diagnósticos dados nessa área podem incluir:
- Pneumonia;
- Tuberculose;
- Câncer de pulmão;
- Infecções respiratórias;
- Gripes;
- Asma;
- Bronquite;
- Enfisema pulmonar;
- Apneia do sono;
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica;
- Entre outras doenças.
Após o estopim da pandemia de COVID-19, a especialidade ganhou ainda mais relevância. Durante o período, a demanda por especialistas cresceu de forma significativa, principalmente por causa das variações do vírus e diversas complicações provocadas pela doença.
De acordo com informações do Jornal Brasileiro de Pneumologia, durante a pandemia, os pneumologistas atuaram em várias frentes, como, por exemplo, na assistência direta aos pacientes, na pesquisa, na gestão da crise de saúde e na disseminação de informações verdadeiras e combate à desinformação e fake news.
O que faz um pneumologista?
Além de dar diagnósticos de doenças respiratórias, o médico pneumologista também é responsável por atuar na prevenção de possíveis enfermidades relacionadas à região pulmonar e conduzir o tratamento de doenças já existentes.
Vale ressaltar que a especialidade do pneumologista não se limita apenas aos pulmões. O médico trata de forma eficaz todas as doenças que atingem o sistema respiratório, incluindo brônquios, pleura, traqueia, mediastino e bronquíolos.
O objetivo desse especialista é garantir a saúde e a qualidade da respiração do paciente.
Quando procurar um médico pneumologista?
O pneumologista deve ser procurado sempre que uma pessoa apresentar sintomas como chiados no peito, sibilância (som semelhante a um assobio), tosse prolongada (por mais de 3 semanas), falta de ar, cansaço e apatia excessivos e dificuldade para respirar.
Pacientes tabagistas e com doenças crônicas devem manter um acompanhamento regular com o pneumologista, especialmente após os 40 anos de idade. O objetivo é fazer um controle de saúde e evitar o agravamento de possíveis doenças respiratórias.
O médico pneumologista está preparado para avaliar, diagnosticar e tratar todas as alterações que ocorrem no sistema respiratório. Em consultório, o médico faz a avaliação clínica do paciente por meio da ausculta dos pulmões e outros exames físicos.
Para dar base aos diagnósticos, o profissional também pode solicitar exames de imagem e laboratoriais, como espirometria, oximetria, raio-x do tórax, tomografia do tórax, exames de sangue, entre outros.
Alguns pneumologistas se especializam no atendimento de públicos específicos, como crianças ou idosos. Confira como é a atuação em cada área!
Pneumologista infantil
O pneumologista infantil é responsável pelos cuidados de recém-nascidos até pessoas na fase da adolescência. Durante esse período da vida é comum o desenvolvimento de crises de asma, bronquite e outros problemas respiratórios, inclusive relacionados a alergias.
O tratamento dessas questões ainda na infância reduz as consequências desses problemas na vida adulta e aumenta o bem-estar e a qualidade de vida.
Pneumologista para idosos
Na terceira idade, a saúde respiratória se torna, muitas vezes, um tópico delicado, com mais predisposição ao desenvolvimento de doenças como pneumonias e gripes.
Com um sistema respiratório mais debilitado, é fundamental que o idoso mantenha um acompanhamento periódico com o médico pneumologista.
O indicado é que, em caso de doenças crônicas, o acompanhamento seja permanente, principalmente após o aparecimento de sintomas por um tempo mais duradouro.
Pneumologista oncológico
O câncer de pulmão é uma das doenças que atinge o sistema respiratório e que precisa ser tratada pelo médico pneumologista. O papel do especialista é diagnosticar precocemente, tratar e ajudar na prevenção do câncer.
No dia a dia, o médico pneumologista oncológico atua no acompanhamento de fatores de risco, como o tabagismo, e no rastreio da doença. O profissional investiga nódulos na região do tórax, orienta os pacientes no pré e pós-operatório, entre outras atividades estratégicas.
Vale pontuar que, nos casos de câncer de pulmão, o médico pneumologista trabalha em conjunto com uma equipe multidisciplinar, formada por oncologistas, cirurgiões torácicos e outros especialistas.
Conheça o trabalho da Cirurgia Torácica do Vale!
Em razão dos avanços no campo da tecnologia médica, o desenvolvimento de aparatos adequados possibilitou a realização de cirurgias menos invasivas e mais precisas, especialmente quando falamos de procedimentos realizados na região torácica, que engloba os pulmões.
Em São José dos Campos, o grupo Cirurgia Torácica do Vale é formado por médicos experientes e de várias especialidades. A equipe possui pneumologistas preparados para atender pacientes de todas as faixas etárias e em inúmeros diagnósticos.
O médico que compõem o corpo clínico e destaca-se por sua competência, como o especialista em pneumologia Dr. Álvaro Machuca. Entre em contato para agendar uma consulta!