Cirurgia Torácica do Vale

Cirurgião Torácico: saiba como é a atuação deste profissional

O cirurgião torácico é o profissional que trata as doenças que afetam o tórax e o aparelho respiratório.

Veja também: Pneumologista: o médico responsável pelo tratamento de doenças pulmonares

Cirurgião Torácico: saiba como é a atuação deste profissional
Cirurgião Torácico: saiba como é a atuação deste profissional

A cirurgia torácica é uma especialidade médica que compreende as doenças que acometem o tórax e o sistema respiratório. Habilitado para executar cirurgias de grande e pequeno porte, o cirurgião torácico é o profissional que atua dentro dessa especialidade.

O coração não é o único órgão que está localizado no peito, visto que a caixa torácica é composta também por outros órgãos vitais, como os pulmões, além da pleura, mediastino (espaço localizado entre os pulmões), parede torácica e diafragma, músculo que separa o abdômen do tórax.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, o câncer de pulmão é o terceiro mais comum em homens e o quarto em mulheres, segundo informações divulgadas em 2020. Uma das atuações do cirurgião torácico é justamente em procedimentos cirúrgicos que tratam este tipo de câncer.

O que faz o Cirurgião Torácico?

O cirurgião torácico é o responsável por executar cirurgias destinadas ao tratamento de doenças pulmonares. Além de realizar procedimentos simples, o profissional também faz cirurgias de grande porte, como a retirada de tumores de pulmão, por exemplo.

O paciente que sofre com doenças na parede torácica, brônquios, pulmões e pleura pode procurar pelo cirurgião torácico, um profissional que exibe uma abordagem multidisciplinar, uma vez que trabalha em conjunto com outros médicos, como pneumologistas, radiologistas, oncologistas e cirurgiões em geral, para determinar a melhor abordagem e tratamento oferecido a cada paciente.

No caso de uma doença respiratória que é passível de operação, o cirurgião torácico é o responsável por atender o paciente, especialmente em quadros de problemas relacionados ao tabagismo.

De uma forma geral, as funções do cirurgião torácico envolvem o encaminhamento do paciente para o procedimento cirúrgico, o acompanhamento da sua recuperação e orientações para o pós-operatório.

Quando procurar um Cirurgião Torácico

Ao sentir dores na região do tórax, é importante que o paciente procure pelo atendimento de um profissional da especialidade médica da cirurgia torácica, visto que apenas o cirurgião é capaz de oferecer um diagnóstico preciso e o melhor direcionamento para o tratamento.

Nesse sentido, a ida a um cirurgião torácico é recomendada para o tratamento de doenças que envolvem os pulmões, pleuras e vias aéreas.

O diagnóstico de alterações na região do peito é feito com o auxílio de exames por imagem. Logo, é essencial que o próximo passo do paciente seja procurar por um cirurgião torácico para solicitar os exames necessários.

Quais tratamentos são realizados pelo Cirurgião Torácico

Habilitado para executar procedimentos de vários níveis de complexidade, o cirurgião torácico é um profissional formado após passar seis anos na faculdade de medicina, dois anos em cirurgia geral e mais dois anos de residência com ênfase em cirurgia torácica.

Os tratamentos realizados por um cirurgião torácico envolvem o derrame pleural, fraturas na costela, câncer no pulmão, pneumotórax, entre outros casos.  

Além disso, o profissional consegue executar cirurgias para transplante de órgãos e tratar tumores que afligem a região do mediastino e miastenia gravis, ou seja, o câncer na região do timo.

Quais os tipos de cirurgia torácica?

A cirurgia torácica é uma especialidade médica composta por todo e qualquer procedimento na região referente ao espaço entre a base do pescoço e o músculo do diafragma.

Seguem as principais cirurgias que estão compreendidas nesta especialidade médica:

Toracotomia

A toracotomia é um dos procedimentos cirúrgicos da especialidade médica. Na cirurgia, a parede torácica do paciente é aberta para que o médico visualize os órgãos internos e consiga coletar amostras de tecido para a realização de um exame laboratorial.

Além disso, quando o paciente possui tecido canceroso em seu pulmão, a toracotomia é o procedimento em que o médico faz a remoção desse tecido.

Traqueostomia

Realizada na região da traqueia, a traqueostomia é um procedimento com a função de facilitar a entrada de ar nos pulmões do paciente.

Em geral, a cirurgia é indicada quando o paciente possui um tumor que impede a chegada do ar aos pulmões, em casos de acidentes, traumas, doenças congênitas e pctes em terapias intensivas, que ainda vão precisar de um tempo prolongada de assistência ventilatória (habitualmente acima de 14 dias de ventilação mecânica).

Broncoscopia

A broncoscopia é um exame endoscópico que permite a visualização do aparelho respiratório humano, composto por pulmões, brônquios e traqueia. Através de um aparelho com uma minicâmera instalada, o cirurgião consegue verificar a existência de alterações e lesões na área.

Quando existe a suspeita de infecção, câncer e sangramento pulmonar, a recomendação é que o paciente seja submetido a uma broncoscopia.

Toracocentese

A toracocentese, conhecida também como punção pleural, é um procedimento  que consiste na introdução de uma agulha dentro do espaço pleural. O objetivo é fazer a remoção de fluidos ou do ar que está acumulado.

O procedimento tem função terapêutica ou diagnóstica, na qual é feita a coleta de material para bioquímica, culturas e citologia oncótica.

Biópsia transtorácica

Em caso de suspeita de lesões na região do tórax, a recomendação é que o paciente faça uma biópsia transtorácica, procedimento em que uma agulha é inserida no peito para aspirar / biopsiar uma pequena parte do tecido suspeito

Cirurgia de mediastino

O mediastino é um espaço que está localizado atrás do osso esterno e na região entre os dois pulmões. Nesse cenário, a cirurgia de mediastino é o procedimento mais adequado para tratar os tumores que acometem essa área.

E quando o paciente está com um quadro clínico de miastenia gravis, a cirurgia de ressecção do Timo, pode ser agregado ao tratamento clínico da doença.

Quais os benefícios da cirurgia torácica robótica?

Ao longo dos anos, as inovações no campo da medicina possibilitaram mais conforto aos pacientes, e um dos principais avanços nessa área é a cirurgia robótica. Por meio do auxílio de braços robóticos, o cirurgião é capaz de acessar regiões difíceis de maneira pouco invasiva.

Uma cirurgia robótica oferece uma série de vantagens ao paciente. A principal aliada da operação é a tecnologia, que consegue garantir mais precisão aos movimentos do cirurgião.

Em especial, a precisão é um fator primordial para o sucesso do procedimento. Além disso, a plataforma robótica consegue ampliar o campo de visão do profissional, o que também beneficia a operação.

Outra vantagem da cirurgia é a segurança que oferece para o paciente, uma vez que a plataforma é formada por componentes que diminuem os riscos do procedimento.

Na cirurgia robótica, a incisão no corpo do paciente é menor. Assim, em termos práticos, esse método é mais vantajoso para o paciente quando comparado aos procedimentos convencionais.

E por se tratar de um procedimento pouco invasivo não é necessário que o paciente fique por um longo período hospitalizado. Ou seja, a alta hospitalar é concedida mais rapidamente.

Além disso, o tempo de recuperação de uma cirurgia com plataforma robótica também costuma ser menor.

Faça contato e agende uma consulta!

A Cirurgia Torácica do Vale é uma equipe médica composta por especialistas que atuam na região do Vale do Paraíba (São Paulo). A equipe possui mais de 30 anos de experiência em cirurgia torácica. Entre em contato e agende uma consulta!

 

Veja também: Encontre um Cirurgião Torácico

Voltar

Como é o treinamento de Cirurgiões Torácicos?

Um profissional que pretende se especializar em cirurgia torácica precisa dedicar bons anos de sua vida ao estudo e treinamento de técnicas complexas. Primeiramente, é preciso se ...

[Leia mais]

Cirurgia reduz sintomas da doença de Parkinson

A cirurgia com DBS traz ótimos resultados para a melhora dos tremores do parkinson em pacientes selecionados A doença conhecida como Parkinson acomete mais comumente pessoas acima de 60 ...

[Leia mais]

Hospital de Blumenau realiza primeira cirurgia torácica robótica da história de Santa Catarina

O Hospital Santa Isabel, de Blumenau, promoveu a primeira cirurgia torácica robótica da história de Santa Catarina. O procedimento aconteceu no dia 29 de maio, sob o com...

[Leia mais]