Traqueostomia

A traqueostomia é a abertura realizada na parede anterior da traqueia comunicando-a com o meio externo com a finalidade de facilitar a respiração, nesta abertura é introduzida uma cânula específica que pode ser conectada a aparelhos que auxiliam a respiração.

Veja também: Broncoscopia

Traqueostomia
Traqueostomia.

A traqueostomia é a na maioria dos casos é um procedimento temporário, podendo ser algumas, raras vezes, definitivo. Os principais objetivos da traqueostomia são: fornecer oxigênio suplementar para pacientes com condições pulmonares graves, proteger a laringe e as pregas vocais de possíveis danos causados por tubos introduzidos pela boca para auxiliar a respiração, facilitar a higiene das vias aéreas através da aspiração de secreção e auxiliar na fisioterapia respiratória.

Como é realizada a Traquestomia

Na maioria das vezes a traqueostomia é realizada no centro cirúrgico ou na própria UTI quando o paciente estiver lá internado. O profissional apto à realização deste procedimento é o cirurgião torácico. Ela pode ser feita também de maneira minimamente invasiva, a chamada Traqueostomia Percutânea, na qual com o auxilio da broncoscopia se realiza uma punção na traqueia que vai sendo dilatada gradualmente através de cânulas específicas.

Cuidados após a Traquestomia

Os pacientes com traqueostomia não tem a passagem do ar através do nariz, faringe e laringe, órgãos responsáveis pela filtração, aquecimento e umidificação do ar inspirado, o que aumenta a produção de secreção pulmonar e se não cuidada adequadamente pode aumentar o risco de infecção. Por isso alguns cuidados se fazem necessários: a umidificação do ar inspirado, a higiene constante da cânula, a troca da mesma quando necessário, cuidados estes que requerem um acompanhamento fisioterapêutico constante. A adequada fixação da cânula também é de suma importância, normalmente realizada com cadarços ou fixadores ao redor do pescoço.

É muito importante o contato entre o paciente ou seus familiares com o cirurgião responsável pelo procedimento e com os demais profissionais envolvidos com o caso para que seja explicado todo o procedimento, sua indicação e possíveis complicações, sendo assim sanada qualquer dúvida.

Veja também: Tabagismo: como parar de fumar e quais são as doenças causadas pelo cigarro

Tratamento do Enfisema Pulmonar por Broncoscopia

Esse procedimento visa melhorar qualidade de vida do paciente que possui enfisema pulmonar (DPOC) minimizando os sintomas que antes o impediam de realizar tarefas do cotidiano, como tomar banho so...

[Leia mais]

Cirurgia Redutora do Volume Pulmonar

A cirurgia redutora do volume pulmonar é um tratamento indicado para doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC), como o enfisema pulmonar grave. Apesar de não ser a ...

[Leia mais]

Ultrassonografia Endobrônquica (EBUS)

A ultrassonografia endobrônquica (EBUS), é um procedimento médico em que a broncoscopia é combinada com ultrasssom, auxiliando na avaliação do sistema resp...

[Leia mais]