Cirurgia Torácica do Vale

10 mitos e verdades sobre Cirurgia Torácica

Tudo o que você precisa saber sobre cirurgia torácica e suas indicações.

Veja também: Doenças Cardíacas e Cirurgia Torácica Associada

10 mitos e verdades sobre Cirurgia Torácica
10 mitos e verdades sobre Cirurgia Torácica

A cirurgia torácica é uma especialidade que vem evoluindo constantemente ao longo dos anos, graças à formação continuada dos cirurgiões e às inovações no campo da tecnologia médica. 

Os primeiros procedimentos realizados na caixa torácica para o tratamento de condições em órgãos como pulmão, esôfago, parede torácica e outras estruturas do tórax remetem ao ano de 1499, quando foi conduzida a primeira ressecção pulmonar da história, segundo informações do The Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery.

As primeiras experiências cirúrgicas realizadas na área torácica pavimentaram o caminho de evolução da cirurgia torácica até os dias de hoje, possibilitando a realização de procedimentos minimamente invasivos e altamente eficazes para o tratamento de doenças como câncer de pulmão, pneumotórax, embolia pulmonar crônica, fibrose cística, trauma torácico, entre outras condições. 

Apesar dos grandes avanços médicos neste campo, ainda existem muitos mitos sobre cirurgia torácica que precisam ser esclarecidos para promover a conscientização e a educação dos pacientes. 

Aqui, vamos esclarecer 10 destes mitos populares que envolvem a especialidade do cirurgião torácico. Confira e tire todas as suas dúvidas!

O que é cirurgia torácica e quando este procedimento é indicado?

A cirurgia torácica é uma especialidade médica que trata doenças que afetam órgãos dentro da cavidade torácica, como pulmões, esôfago, diafragma e parede torácica. A cirurgia pode ser realizada por meio de técnicas abertas ou minimamente invasivas, como a videotoracoscopia e a cirurgia robótica.

Entre as principais indicações do procedimento, é possível destacar as seguintes condições: 

  • Câncer de pulmão: remoção cirúrgica de tumores pulmonares em estágios iniciais.
  • Pneumotórax recorrente: tratamento definitivo para evitar novos episódios de colapso pulmonar.
  • Derrame pleural: drenagem e tratamento de acúmulo de líquido na pleura.
  • Infecções pulmonares graves: remoção de abscessos ou partes infectadas do pulmão.
  • Tumores benignos do tórax: excisão de massas que possam causar sintomas respiratórios.
  • Traumas torácicos: reparação de fraturas graves ou lesões pulmonares.

Principais mitos e verdades sobre cirurgia torácica 

Agora, você verá os principais mitos e verdades sobre os procedimentos realizados por cirurgiões torácicos!

1. Toda cirurgia torácica é invasiva

Mito: atualmente, muitas cirurgias torácicas podem ser realizadas por técnicas minimamente invasivas, como a videotoracoscopia e a cirurgia robótica, reduzindo o tempo de recuperação e as complicações.

Nestes procedimentos, o paciente perde menos sangue, tem menor risco e tempo de internação, além de um prognóstico melhor. 

2. A cirurgia torácica sempre resulta em grandes cicatrizes

Mito: os procedimentos minimamente invasivos da cirurgia torácica utilizam pequenas incisões, o que resulta em cicatrizes menores e menos visíveis em comparação à cirurgia aberta tradicional.

3. A cirurgia torácica é indicada apenas para tratar câncer de pulmão

Mito: hoje, além do câncer de pulmão, a cirurgia torácica trata doenças como pneumotórax, infecções pulmonares, deformidades torácicas e tumores benignos.

4. A recuperação de uma cirurgia torácica é dolorosa

Verdade: a região torácica tem muitas terminações nervosas, o que pode causar dor no pós-operatório. No entanto, com a analgesia adequada e a fisioterapia, o paciente consegue controlar a dor e acelerar a recuperação.

5. Pessoas idosas não podem fazer cirurgia torácica

Mito: a idade, por si só, não é uma contraindicação para a cirurgia torácica. O mais importante é avaliar a condição clínica geral do paciente e sua capacidade de suportar o procedimento.

6. A cirurgia torácica é indicada apenas para alguns tipos de câncer de pulmão

Verdade: em estágios iniciais do câncer de pulmão, a remoção cirúrgica do tumor pode levar à cura, especialmente se combinada com outros tratamentos como quimioterapia ou radioterapia. Cabe ao cirurgião avaliar o caso para entender se a cirurgia é a melhor indicação para o paciente. 

7. Depois da cirurgia torácica, o paciente nunca mais respira como antes

Mito: embora possa haver uma redução temporária da capacidade respiratória, a maioria dos pacientes recupera uma função pulmonar satisfatória com a reabilitação física e a fisioterapia respiratória.

8. A cirurgia torácica tem alto risco de mortalidade

Mito: como qualquer procedimento cirúrgico, há riscos na cirurgia torácica, mas os avanços médicos na anestesia, nas técnicas cirúrgicas e nos cuidados intensivos reduziram significativamente as taxas de mortalidade nas operações.

9. Todo paciente que faz cirurgia torácica precisa de UTI

Mito: nem todos os pacientes necessitam de internação na UTI. Muitos são monitorados em enfermaria e recebem alta conforme sua evolução.

10. A cirurgia torácica é uma especialidade inovadora e eficaz

Verdade: a cirurgia torácica é uma área altamente especializada da medicina. Ela é abrangente, trata doenças pulmonares e torácicas e é realizada por cirurgiões com extenso conhecimento e experiência. 

Conheça a Cirurgia Torácica do Vale!

Se você ou um familiar precisa de atendimento especializado para a avaliação, indicação e realização de uma cirurgia torácica, consulte os especialistas da Cirurgia Torácica do Vale, um grupo de cirurgiões torácicos que atuam na região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. 

Nossos profissionais poderão esclarecer dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo o tratamento adequado. Entre em contato e saiba mais!

Veja também: Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva

Voltar

Hospital Brasília faz primeiro transplante renal por cirurgia robótica com médicos brasileiros

Rim foi implantado com o uso do robô Da Vinci no último sábado, 19/1 Pela primeira vez, uma equipe formada exclusivamente por médicos brasileiros fez o implante de um rim po...

[Leia mais]

Procedimentos Comuns em Cirurgia Torácica

A cirurgia torácica é uma especialidade médica complexa e de grande importância para o tratamento de diversas doenças e condições que acometem a á...

[Leia mais]

Quais são as principais doenças pulmonares ocupacionais?

As doenças pulmonares ocupacionais, ou seja, aquelas que surgem em decorrência da exposição frequente a substâncias nocivas à saúde no ambiente de trabal...

[Leia mais]