Cirurgia Torácica do Vale

Tendências futuras em cirurgia torácica: o que esperar?

Confira quais são as previsões e perspectivas de avanço para as técnicas cirúrgicas minimamente invasivas!

Veja também: Cirurgião Torácico: saiba como é a atuação deste profissional

Tendências futuras em cirurgia torácica: o que esperar?
Tendências futuras em cirurgia torácica: o que esperar?

O atual panorama da cirurgia torácica é promissor. Graças aos avanços contínuos das técnicas e tecnologias médicas, hoje é possível tratar diversas condições que afetam órgãos e estruturas da caixa torácica de forma minimamente invasiva, controlada e precisa.

A primeira cirurgia torácica robótica foi realizada nos anos 2000. De lá para cá, muita coisa aconteceu. 

No Brasil, as técnicas mais modernas, como o procedimento robótico com visão 3D, apesar dos custos elevados, têm avançado e chegado a um número cada vez maior de pacientes. O resultado disso é um prognóstico mais positivo e uma chance superior de recuperação para estes indivíduos. 

As inovações na área não param. Nas cirurgias torácicas videoassistidas (VATS), as tecnologias 3D, somadas aos braços articulados “endowrist”, garantem ao cirurgião uma visualização excelente do campo operatório e uma amplitude articular incrível, que permite a realização de procedimentos em áreas complexas, tudo isso com muito mais segurança. 

As técnicas robóticas evitam tremores, proporcionam acesso a regiões difíceis da caixa torácica e aumentam as taxas de sobrevida. Por esses e outros motivos, esse tipo de cirurgia tem ganhado adeptos no Brasil e no mundo.  

A evolução das técnicas de cirurgia torácica 

Ao analisar os recentes avanços no campo da cirurgia torácica, é possível vislumbrar um cenário de perspectivas muito positivas para o futuro. 

As técnicas minimamente invasivas, como a cirurgia videoassistida por toracoscopia (VATS) e a cirurgia robótica, devem avançar de forma significativa nos próximos anos, garantindo aos pacientes um menor tempo de internação, uma recuperação mais rápida e mais qualidade de vida. 

Uma das principais previsões sobre esses procedimentos é que, a partir de agora, um número cada vez maior de cirurgiões investirá em treinamentos especializados para adotar as técnicas. 

Além disso, as tecnologias continuarão avançando rapidamente, com o suporte cada vez mais presente da inteligência artificial e da realidade virtual. 

Os avanços já obtidos nas últimas duas décadas vão se intensificar a partir de agora, dando origem a técnicas que revolucionarão a cirurgia torácica. 

O que esperar para o futuro da cirurgia torácica? 

A tendência no campo da cirurgia torácica é que as técnicas tradicionais sejam gradativamente substituídas por procedimentos minimamente invasivos, com abordagens terapêuticas e diagnósticas altamente eficazes.  

As indicações da cirurgia torácica minimamente invasiva são diversas, e vão desde a ressecção pulmonar para câncer de pulmão até o tratamento de tumores mediastinais. 

Neste sentido, uma das técnicas que deve avançar de forma significativa é a cirurgia uniportal, que consiste na realização de uma única incisão, pela qual o procedimento todo é conduzido. Essa é uma abordagem que exige extrema precisão, experiência, habilidade e especialização do cirurgião, mas que oferece excelentes resultados para o paciente. 

Diante de todos estes avanços, é possível afirmar que o futuro da cirurgia torácica será tecnológico e minimamente invasivo. No entanto, essas técnicas cirúrgicas modernas precisam ser otimizadas e democratizadas, já que os custos associados à realização destes procedimentos ainda são elevados. 

Adicionalmente, precisamos que mais cirurgiões busquem treinamento especializado para o desenvolvimento das altas habilidades e conhecimentos necessários para a realização deste tipo de procedimento. 

A expectativa é que pesquisas e investimentos sejam feitos no Brasil nos próximos anos para que a aplicabilidade da cirurgia robótica seja ampliada. 

Uma certeza é que o futuro da cirurgia torácica acompanhará os avanços de tecnologias como IA, realidade aumentada, machine learning (aprendizado de máquina), 5G e realidade virtual. 

Essas inovações vão oferecer aos cirurgiões e às equipes de saúde multidisciplinares a chance de avaliar, preparar e planejar procedimentos cada vez mais eficazes, assertivos e seguros. 

Além disso, será possível melhorar a tomada de decisões clínicas, aperfeiçoar as técnicas cirúrgicas e garantir resultados mais positivos aos pacientes.

Consulte um especialista em cirurgia torácica!

Para conhecer os recentes avanços da cirurgia torácica e ter um acompanhamento especializado, agende uma consulta. O grupo Cirurgia Torácica do Vale conta com especialistas que atuam há mais de 30 anos na especialidade de cirurgia torácica e broncoscopia.

Veja também: Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva

Voltar

Pulmão virtual mostra estruturas internas do órgão em movimento

Engenheiros da USP desenvolvem sistema em realidade virtual que permite a visualização do movimento do pulmão e das suas estruturas internas. Além de servir para treinament...

[Leia mais]

Procedimentos Comuns em Cirurgia Torácica

A cirurgia torácica é uma especialidade médica complexa e de grande importância para o tratamento de diversas doenças e condições que acometem a á...

[Leia mais]

O que é estenose de traqueia?

A traqueia é um órgão localizado entre a laringe e os brônquios, de natureza tubular, cartilaginosa e cilíndrica. Cumpre com a função de filtrar, umedec...

[Leia mais]