Cirurgia Torácica Pediátrica

Entenda quando essa cirurgia é necessária em recém-nascidos, bebês e crianças e conheça a segurança e eficácia dos procedimentos

Veja também: Deformidades Congênitas da Parede Torácica

Cirurgia Torácica Pediátrica
Cirurgia Torácica Pediátrica.

Cirurgia Torácica é um campo da medicina que trata diversas doenças na região do tórax, através de procedimentos minimamente invasivos e altamente especializados. Dentro dessa área, existem subespecialidades, como é o caso da Cirurgia Torácica Pediátrica, focada na realização de procedimentos em recém-nascidos, bebês e crianças.

O tórax é uma região importante do corpo humano, responsável por abrigar órgãos vitais, como o coração e os pulmões.

Existem diferentes doenças e condições clínicas em crianças que podem exigir esse tipo de cirurgia, como, por exemplo, a fibrose cística, a bronquiolite, a hiperidrose e, até mesmo, casos de pectus.

Basicamente, as cirurgias torácicas podem compreender os pulmões, a traqueia, o mediastino, o esôfago e a parede torácica, sendo procedimentos complexos e que exigem muita qualificação e precisão do cirurgião, especialmente quando são realizados em crianças.

O manejo cirúrgico eficiente e o conhecimento atualizado sobre as principais cirurgias para o tratamento de doenças torácicas são fundamentais na área da pediatria.

Vale ressaltar que, durante muitos anos, esses procedimentos foram realizados dentro do campo da Cirurgia Pediátrica Geral.

No entanto, graças aos avanços da tecnologia médica e dos procedimentos, hoje é possível adotar uma abordagem muito mais especializada e específica, com médicos cirurgiões treinados e preparados para atuar na área de Cirurgia Torácica Pediátrica.

Os principais desafios da Cirurgia Torácica Pediátrica

A cirurgia torácica pediátrica se dedica a doenças e malformações que ocorrem na infância, já que a anatomia da criança exige cuidados específicos e métodos adequados para tratamentos.

Por isso, é necessário que o profissional tenha especialidade na área e experiência com esse tipo de caso, visto que o tórax é uma região de difícil acesso e de extrema importância para o corpo humano.

As cirurgias realizadas nesta área costumam ser delicadas e exigem máxima precisão, a fim de evitar possíveis complicações como pneumonias, insuficiências respiratórias ou contaminações causadas por aspiração de microrganismos.

Atualmente, a maioria dos centros cirúrgicos que realizam cirurgias torácicas pediátricas conta com tecnologias para videotoracoscopia e suporte 3D, que costumam minimizar bastante os riscos, já que trazem mais precisão aos procedimentos e cortes menos invasivos.

Casos de sucesso da Cirurgia Torácica Pediátrica

cirurgia torácica pediátrica consegue excelentes resultados ao tratar abcessos pulmonares, bolhas pulmonares, bronquiectasias, enfisema lobar congênito e mal formação adenomatóide cística. Esses resultados só são possíveis graças aos avanços tecnológicos e às técnicas cirúrgicas existentes.

O abscesso do pulmão é um tipo de infecção que pode acontecer na cavidade pulmonar por conta de uma pneumonia, aspiração de pequenos brinquedos ou de pequenos grãos de alimentos. Isso causa uma obstrução no brônquio pulmonar, que pode acabar gerando o abscesso. Dependendo da gravidade, a intervenção cirúrgica torna-se a opção mais segura para o paciente.

Já no caso das bolhas pulmonares, elas podem ser pequenas ou grandes e aparecem nos pulmões, geralmente em crianças que passaram por pneumonias ou outras infecções pulmonares. Nessa situação, é preciso retirar as bolhas para que o pulmão volte ao funcionamento normal.

No enfisema lobar congênito, ocorre uma anomalia no desenvolvimento da parede da árvore pulmonar, o que gera dificuldades na respiração da criança desde os primeiros dias de vida. A cirurgia possibilita a correção da área e a normalização do funcionamento dos pulmões.

Hiperidrose em crianças

A hiperidrose em crianças é caracterizada pelo suor excessivo, e pode ser tratada com a cirurgia torácica. Essa condição ocorre por uma disfunção do nervo simpático, que envia os estímulos do suor, e pode ocasionar o aumento da sudorese mesmo em dias frios ou sem a prática de atividades físicas.

O tratamento depende de cada criança e pode ser feito a partir dos 7 anos. Em casos extremos, é recomendada a cirurgia para desativação das glândulas sudoríparas, procedimento que pode ajudar, de acordo com o grau de hiperidrose do paciente, a melhorar problemas relacionados à autoestima, estresse e odores desagradáveis.

Fibrose cística

A fibrose cística é uma doença que costuma ser identificada logo nos primeiros dias de vida da criança, através do 'teste do pezinho'.

Essa condição é hereditária e afeta as células que produzem muco, suor e os sucos digestivos, fazendo com que ocorra o acúmulo de bactérias e germes nas vias respiratórias.

Isso acaba causando problemas como  inchaço, inflamações e infecções graves nos pulmões, o que afeta a qualidade de vida do indivíduo, podendo gerar até mesmo danos ao trato digestório e ao pâncreas.

Como as secreções fazem com que ocorram infecções frequentes que podem levar a lesões no pulmão, a recomendação da cirurgia torácica de fibrose cística pode ser feita pelo médico.

Grande parte dos casos vão para Transplante de Pulmão.

Pectus em crianças

O pectus em crianças gera um afundamento do esterno (Excavatum) sobre o coração e pulmões, que pode ocasionar dor retro esternal e dispneia ao esforço. Essa deformidade é percebida principalmente na infância ou adolescência.

Nos casos em que a deformidade é mais intensa, podem surgir complicações relacionadas à respiração ou batimentos cardíacos (arritmia).

Já o Pectus Carinatum, habitualmente o problema é só cosmético / estético.

As técnicas atuais para o Pectus Excavatum são minimamente invasivas e conseguem corrigir a parede torácica.

Conheça o trabalho da Cirurgia Torácica do Vale!

Cirurgia Torácica do Vale conta com uma equipe de profissionais qualificados para realizar cirurgias torácicas em todos os públicos, incluindo crianças, recém-nascidos e bebês. São vários convênios atendidos e uma atuação constante nos principais hospitais do Vale do Paraíba.

A equipe está preparada para realizar procedimentos de alta complexidade. Entre em contato e saiba mais sobre os profissionais.

Veja também: Procedimentos Comuns em Cirurgia Torácica

Correção Cirúrgica da Deformidade Torácica

Pectus Excavatum Indicações do tratamento cirúrgico O tratamento cirúrgico esta indicado para os pacientes que apresentem às seguintes características: &I...

[Leia mais]

Traqueostomia

A traqueostomia é a na maioria dos casos é um procedimento temporário, podendo ser algumas, raras vezes, definitivo. Os principais objetivos da traqueostomia são: forne...

[Leia mais]

Esternotomia

A Esternotomia é uma incisão cirúrgica muito comum em procedimentos cardiovasculares. Boa parte das operações nessa região é realizada a partir des...

[Leia mais]