Cirurgia Torácica do Vale

Tecnologias Avançadas em Cirurgia Torácica

Conheça as principais tecnologias médicas aplicadas às técnicas de cirurgia torácica

Veja também: Medicina robótica tornou cirurgias mais seguras e menos invasivas

Tecnologias Avançadas em Cirurgia Torácica
Tecnologias Avançadas em Cirurgia Torácica

O avanço das tecnologias médicas registrado nas últimas décadas permitiu o desenvolvimento de técnicas de cirurgia torácica que antes eram inimagináveis.

As inovações da área tornaram os procedimentos mais seguros e eficientes, além de garantirem aos pacientes processos de pós-operatório mais rápidos e confortáveis.

Hoje, as tecnologias avançadas em cirurgia torácica utilizam técnicas minimamente invasivas, que reduzem as possibilidades de complicações e o tempo de internação.

Além disso, esses procedimentos também permitem que o paciente retome sua rotina e suas atividades de trabalho e lazer com mais agilidade.

Quer conhecer as principais tecnologias responsáveis pelo avanço da área de cirurgia torácica? Aqui, vamos apresentar algumas informações importantes sobre cirurgia robótica, cirurgia videoassistida e as novidades e perspectivas futuras para a realização de cirurgias torácicas. Confira!

Principais tecnologias aplicadas à Cirurgia Torácica

Em primeiro lugar, é importante explicar o que é a Cirurgia Torácica e como foi a sua evolução ao longo dos anos.

Basicamente, esse tipo de cirurgia é feito para o tratamento de diversas doenças que acometem órgãos e estruturas que estão na caixa torácica, como as doenças do pulmão, mediastino, traqueia, brônquios, esôfago, gânglios, entre outros.

A cirurgia torácica começou a se destacar no Brasil e no mundo na década de 1950, graças ao desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para o tratamento da tuberculose.

Já na década de 1980, a área passou por novos avanços significativos, com a criação de protocolos que permitiram diagnosticar precocemente o câncer de pulmão e outras doenças da região torácica.

Foi neste momento, por exemplo, que os cirurgiões começaram a trabalhar com a toracoscopia, um importante exame visual dos pulmões e região pleural. Essa técnica cirúrgica, feita de maneira minimamente invasiva, tornou os procedimentos na cavidade das pleuras mais eficientes e assertivos.

Com o passar dos anos, as tecnologias robóticas e desenvolvidas para cirurgias videoassistidas passaram por uma grande revolução e se tornaram mais precisas, com intervenções especializadas.

Confira abaixo as principais tecnologias avançadas aplicadas na cirurgia torácica:

Cirurgias Toracoscópicas (VATS)

Conhecidas como cirurgias toracoscópicas, videotoracoscopia ou cirurgias videoassistidas por toracoscopia (VATS), esses procedimentos são indicados para uma série de pacientes que sofrem de doenças pulmonares e outras condições na região torácica.

Além de serem usadas como abordagens terapêuticas, essas cirurgias também contribuem para diagnósticos, possibilitando a identificação de doenças.

A videotoracoscopia (VATS) é uma técnica muito eficaz e minimamente invasiva. Ela é realizada na região do tórax por meio de pequenas incisões. A câmera é inserida na área através de um endoscópio, permitindo a visualização das estruturas.

Além de trazer mais conforto ao paciente, o procedimento acelera a recuperação, oferece uma visão nítida do pulmão e pleura e contribui para o tratamento de tumores e outras doenças, como, por exemplo, lesões pleurais e pulmonares.

É uma técnica cirúrgica moderna, considerada um importante avanço para a área da cirurgia torácica.

Cirurgia Robótica

A cirurgia torácica robótica (RATS) é uma técnica realizada na região do tórax com o suporte de um robô, como o próprio nome sugere. O procedimento utiliza tecnologia avançada e é considerado minimamente invasivo.

O uso do robô oferece mais precisão ao cirurgião e mais segurança ao paciente. Os instrumentos utilizados neste tipo de cirurgia são altamente tecnológicos e garantem diversos benefícios.

Esse tipo de intervenção aumenta o alcance do procedimento, permite que o cirurgião execute os movimentos com máxima exatidão e clareza e reduz a possibilidade de lesões teciduais e erros.

Para o paciente, os ganhos são evidentes, já que a cirurgia robótica traz menos dor no pós-operatório, reduz o tempo de internação e acelera a recuperação. 

Tecnologia 3D nas Cirurgias Torácicas

Os avanços não param na área de cirurgia torácica. As novas tecnologias aplicadas na área médica, como a inteligência artificial e a realidade virtual, já são uma realidade e, em um futuro breve, devem revolucionar a forma como as cirurgias e tratamentos são conduzidos.

Atualmente, o uso da tecnologia 3D já está bastante difundido. O recurso é usado para aumentar a eficácia, a segurança e a agilidade das cirurgias na região torácica, por meio de imagens em três dimensões que melhoram muito a noção de profundidade e distância e a visualização dos tecidos, estruturas e órgãos.

A aplicação da tecnologia 3D, com imagens em alta resolução, diminui as chances de lesões, aprimora a identificação de margens cirúrgicas, oferece mais precisão para o cirurgião e aumenta a fidelidade das imagens obtidas pelo especialista.

O futuro da Cirurgia Torácica

A perspectiva de futuro para o campo da cirurgia torácica é promissora. Hoje, os cirurgiões já possuem diversos recursos avançados para a realização de cirurgias minimamente invasivas, e isso deve ganhar um novo impulso nos próximos anos, com a inclusão de novas tecnologias médicas.

Esse tipo de abordagem, que emprega tecnologia avançada a favor dos procedimentos, permite visualizar toda a caixa torácica com mais clareza e oferece ao cirurgião uma manipulação muito mais exata dos tecidos nesta região. Os resultados são de excelência.

Conheça o trabalho da Cirurgia Torácica do Vale!

A Cirurgia Torácica do Vale é formada por um grupo de médicos especialistas em cirurgia torácica e broncoscopia.

Atuando nos principais hospitais do Vale do Paraíba, os profissionais realizam atendimentos eletivos, de urgência e emergência. Conheça a nossa equipe e entre em contato conosco para mais informações!

 

Veja também: Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva

Voltar

Pulmão virtual mostra estruturas internas do órgão em movimento

Engenheiros da USP desenvolvem sistema em realidade virtual que permite a visualização do movimento do pulmão e das suas estruturas internas. Além de servir para treinament...

[Leia mais]

Estudo da mercado de Cirurgia torácica: tendência, impactos, principais fornecedores, metodologia de pesquisa até 2023

O relatório de mercado Cirurgia Torácica Market Report foi publicado para trazer informações de receita, consumo, fornecedores, produção, vendas, margem bruta...

[Leia mais]

Portabilidade para beneficiários de duas operadoras

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU), a concessão de portabilidade extraordinária p...

[Leia mais]