Cirurgia Torácica do Vale

Procedimentos Comuns em Cirurgia Torácica

Confira uma lista com os tratamentos e procedimentos mais realizados pelos cirurgiões torácicos

Veja também: O que é estenose de traqueia?

Procedimentos Comuns em Cirurgia Torácica
Procedimentos Comuns em Cirurgia Torácica

A cirurgia torácica é uma especialidade médica complexa e de grande importância para o tratamento de diversas doenças e condições que acometem a área do tórax e sistema respiratório. Os principais procedimentos realizados pelo cirurgião torácico se concentram nas seguintes estruturas corporais:

  • Traqueia;
  • Parede torácica;
  • Pleuras;
  • Pulmões;
  • Mediastino;
  • Brônquios.

Dentro dessa especialidade, os profissionais executam desde procedimentos de menor complexidade até cirurgias robóticas minimamente invasivas e cirurgias de grande porte.

Neste tipo de tratamento, a intervenção do cirurgião, seja ela feita manualmente ou por instrumentos, requer precisão e experiência, para que seja possível garantir ao paciente o melhor resultado.

A cirurgia torácica é uma área importante porque trata de uma região do corpo humano essencial para o bom funcionamento de órgãos vitais, como o coração e os pulmões. Por isso, o cirurgião torácico precisa de uma formação sólida e qualificada.

Além de possuir experiência na área, o cirurgião deve ser membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica.

Principais doenças tratadas na Cirurgia Torácica

São várias as doenças e os problemas tratados pelo cirurgião torácico. Entre as ocorrências mais comuns atendidas pelo especialista, estão: 

  • Pneumotórax;
  • Fraturas de costela;
  • Derrame pleural;
  • Câncer de pulmão;
  • Tumores do mediastino;
  • Tumor de timo (miastenia gravis);
  • Transplante de órgãos;
  • Entre outros.

Para cada tipo de doença, o cirurgião adota uma abordagem e um procedimento específico.

Hoje, graças ao avanço da tecnologia médica, existem procedimentos cirúrgicos realizados com equipamentos de alto nível de precisão. Como exemplo, podemos citar a cirurgia torácica vídeo-assistida e a toracoscopia (técnica cirúrgica usada para inspecionar os pulmões).

Para te ajudar a entender a atuação do cirurgião torácico e sua relevância no tratamento de várias condições de saúde, vamos listar aqui procedimentos comuns em Cirurgia Torácica e quando eles são indicados. Confira!

Os procedimentos mais realizados em Cirurgia Torácica

Traqueostomia – Procedimento realizado em pacientes que estão em coma e precisam de ventilação mecânica prolongada. Consiste em fazer uma abertura frontal na traqueia, a fim de levar o ar até os pulmões.

Simpatectomia Torácica – Procedimento cirúrgico que interrompe as fibras nervosas simpáticas, responsáveis por levar estímulos às glândulas sudoríparas. É o tratamento indicado para hiperidrose primária nas regiões palmar, axilar e crânio-facial (em alguns casos).

Drenagem da cavidade pleural – Procedimento que utiliza um dreno para acessar a área da cavidade pleural, a fim de remover qualquer acúmulo de líquido, gás ou outro conteúdo anômalo da região.

Lobectomia Pulmonar – Procedimento cirúrgico para retirada total dos lobos pulmonares. Bastante usada no tratamento do câncer de pulmão, a cirurgia visa à remoção completa do tumor. 

Broncoscopia – Procedimento também conhecido como endoscopia respiratória. É usado para diagnosticar e tratar várias doenças que acometem os pulmões e o sistema respiratório.

Timectomia – Procedimento cirúrgico para a remoção do timo. A cirurgia é indicada para pacientes que possuem algum tipo de tumor no timo.

Mediastinoscopia – Procedimento que utiliza um tubo de visualização para analisar a área do mediastino, região interna do tórax situada entre os dois pulmões.

Toracoscopia – Também chamado de videotoracoscopia, o procedimento cirúrgico é realizado para permitir que o cirurgião visualize o interior da caixa torácica, a fim de avaliar a superfície dos pulmões e o espaço pleural.

Além desses procedimentos que são bastante comuns na Cirurgia Torácica, existem outras técnicas que também são relevantes dentro da especialidade, como, por exemplo:

Avanços importantes da Cirurgia Torácica nos últimos anos

Nos últimos anos, a cirurgia torácica experimentou avanços significativos, com o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas e tecnologias médicas inovadoras.

A cirurgia vídeo-assistida e a cirurgia robótica são dois exemplos de como essa área evoluiu, garantindo aos pacientes procedimentos minimamente invasivos, com menos trauma e uma recuperação mais rápida.

A pesquisa na área da cirurgia torácica também teve um papel fundamental no aprimoramento das técnicas cirúrgicas, resultando em tratamentos muito mais precisos e personalizados.

Todos esses avanços têm contribuído diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e para a redução dos riscos associados à cirurgia torácica.

Quando procurar um cirurgião torácico?

Os pacientes podem precisar de um cirurgião torácico em várias situações e doenças, em especial nas comorbidades que afetam os pulmões e demais órgãos do sistema respiratório. Além disso, essa também é a especialidade que trata traumas, lesões e deformidades do tórax.

Atualmente, a cirurgia torácica por vídeo é considerada uma das mais eficazes da medicina, sendo indicada para tratar diversas condições clínicas, inclusive tumores, hernia diafragmática, derrame pleural e metástases pulmonares.

Contar com o suporte e a experiência de um bom cirurgião torácico garante ao paciente maiores chances de obter um prognóstico positivo.

Conheça o trabalho da Cirurgia Torácica do Vale!

A Cirurgia Torácica do Vale possui um grupo de especialistas em cirurgia torácica que atuam na região do Vale do Paraíba, em São Paulo. Com profissionais que acumulam mais de 30 anos de experiência, os médicos estão presentes em hospitais, consultórios e ambulatórios do Vale.

A equipe realiza atendimentos eletivos, de urgência e emergência. Entre em contato para conhecer os especialistas que compõem a Cirurgia Torácica do Vale e para solicitar mais informações sobre os atendimentos e procedimentos oferecidos pelos cirurgiões torácicos.

Veja também: Cirurgia Torácica

Voltar

Cirurgião Torácico: saiba como é a atuação deste profissional

A cirurgia torácica é uma especialidade médica que compreende as doenças que acometem o tórax e o sistema respiratório. Habilitado para executar cirurgias de ...

[Leia mais]

O que é estenose de traqueia?

A traqueia é um órgão localizado entre a laringe e os brônquios, de natureza tubular, cartilaginosa e cilíndrica. Cumpre com a função de filtrar, umedec...

[Leia mais]

Derrame Pleural: entenda o quadro

Para quem está em busca de informações sobre doenças pulmonares, derrame pleural é um tópico que merece atenção. A doença se caracteriza ...

[Leia mais]