Videopleuroscopia

A videopleuroscopia é uma técnica terapêutica e diagnóstica

Veja também: Videotoracoscopia (VATS)

Videopleuroscopia
Videopleuroscopia.

A tecnologia vem transformando a realidade de diversos setores da sociedade, especialmente da medicina. Com novos e modernos procedimentos e técnicas, a área médica vive uma verdadeira revolução.

Um grande exemplo disso é a cirurgia robótica, que oferece a possibilidade de realizar operações menos invasivas através de técnicas de vídeo e instrumental de ponta.

Os resultados dessas modalidades são atrativos, já que trazem consigo grandes benefícios para os pacientes, como uma recuperação mais simples, rápida e menos dolorosa.

Uma das técnicas que se destaca neste contexto de avanço tecnológico é a videopleuroscopia, uma cirurgia torácica por videocirurgia usada em tratamentos e diagnósticos.

O método é sofisticado e ajuda a simplificar o tratamento de doenças e anomalias na região torácica. Continue a leitura para saber mais!

O que é o procedimento de videopleuroscopia?

Também conhecida como pleuroscopia ou toracoscopia, a técnica de videopleuroscopia é um procedimento que pode ser utilizado para exames, diagnósticos ou tratamento de condições diversas na região do pulmão.

Ela permite que o médico veja, através de uma câmera, o interior da pleura que reveste o pulmão, bem como a caixa torácica.

É uma técnica pouco invasiva, que viabiliza investigações internas com a retirada de fragmentos e tecidos para análise telescópica, a chamada biópsia, ou para ressecções, que consistem na retirada de uma pequena parte do pulmão para avaliação.

Com o procedimento é possível visualizar toda a cavidade pleural através da inserção de um tubo bem fino através do tórax. Isso é feito por meio de um equipamento de videocirurgia e exige o uso de anestesia geral.

A importância da tecnologia de vídeo na pleuroscopia

A videopleuroscopia é uma técnica bastante realizada. A partir da tecnologia de vídeo, formalmente chamada de VATS, que é a sigla em inglês para videoassisted thoracoscopic surgery, esse procedimento micro invasivo é recomendado para a realização de exames de diagnóstico e tratamento de sintomas ou doenças na cavidade pleural.

Normalmente, a técnica é utilizada quando há o acúmulo anormal de líquidos e resíduos na pleura.

Algumas razões que podem levar à necessidade da realização da técnica em pacientes são:

O derrame pleural também é uma ocorrência que sempre exige a utilização do procedimento.

Indicações da videopleuroscopia

Muitas vezes, os pacientes que passam por esse procedimento apresentam sintomas como dor no peito, dificuldade para respirar e falta de ar.

A videopleuroscopia, geralmente, é o último recurso médico utilizado para a investigação desses sintomas, que normalmente são consequências de outras doenças presentes no tórax.

Pela possibilidade de visualização interna, a tecnologia tem altos índices de resultados conclusivos.

Como a videopleuroscopia é realizada?

A videopleuroscopia é uma técnica que adentra a pleura, que é uma membrana que reveste o pulmão. Formada por duas camadas, a visceral, que fica colada ao órgão, e a parietal, que é a parte externa e fica em contato com outras estruturas, ela protege e auxilia o pulmão a realizar seus movimentos.

Em seu interior também existe um espaço que é uma cavidade de líquido lubrificante, que protege o pulmão e evita desgastes e atritos no movimento de entrada e saída de ar.

O procedimento de videopleuroscopia é realizado em centro cirúrgico, com anestesia geral e, na maioria das vezes, é executado por cirurgiões torácicos.

O processo é bastante semelhante ao método de colocação de dreno: o tubo do toracoscópio é inserido por meio de uma incisão na pele. Através de incisões é possível utilizar outros tipos de acessórios, de acordo com a necessidade de cada caso, e também as câmeras.

Assim, qualquer líquido observado é drenado, e capturas de fluidos são realizadas para biópsias, caso existam anomalias na cavidade pleural.

Em alguns pacientes, medicamentos são pulverizados no interior pleural para evitar acúmulos de líquidos no pneumotórax forçado.

Após o procedimento, geralmente é necessário que o paciente permaneça com o tubo de drenagem por um ou dois dias.

Benefícios da videopleuroscopia

Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, com baixo nível de risco aos pacientes, a técnica é bastante indicada.

Esse tipo de procedimento de cirurgia torácica é utilizado para tratar diversos tipos de doenças do sistema respiratório, mas se diferencia pelo uso de novas tecnologias, em especial os recursos de imagens.

Graças à tecnologia, os médicos conseguem executar cirurgias, que antes seriam de grande porte, com uma invasão mínima ao corpo do paciente.

Assim, com pequenas incisões, capazes de preservar tecidos da caixa torácica, os procedimentos se tornam muito mais simples e modernos.

Por consequência, o procedimento oferece um menor trauma cirúrgico, uma operação mais rápida, com menos riscos de infecção e com uma dosagem anestésica muito menor.

Além disso, a experiência do paciente é melhorada em diversos aspectos, como, por exemplo, em um pós operatório bem mais rápido e menos dolorido.

Recuperação

É importante lembrar que, muitas vezes, a videopleuroscopia é um procedimento de diagnóstico que pode apontar diversos tipos de doenças. Elas, por sua vez, podem ter prazos de recuperação muito diferentes, dependendo de seu grau de gravidade.

No entanto, falando apenas do procedimento, na grande maioria dos casos, o paciente se recupera com facilidade.

Existem situações em que é necessário permanecer no hospital de 2 a 5 dias, principalmente quando o paciente precisa ficar com o dreno ou realizar procedimentos adicionais. Mas também há pessoas que recebem alta no mesmo dia.

De modo geral, a retomada das atividades após a videopleuroscopia pode ser realizada após 15 dias.

Cirurgia robótica

O uso de visores para a realização de cirurgias menos invasivas já é tendência no Brasil. No procedimento robótico, o médico controla um robô que conta com pequenas pinças em suas extremidades e que são capazes de realizar trabalhos muito delicados. Em 2018, o Brasil comemorou os dez anos da chegada dessa tecnologia ao país.

Na Cirurgia Torácica do Vale, os médicos especialistas estão preparados para trabalhar com os mais avançados métodos e procedimentos na região torácica. Entre em contato para saber mais!

Veja também: Derrame Pleural: entenda o quadro

Tratamento do Enfisema Pulmonar por Broncoscopia

Esse procedimento visa melhorar qualidade de vida do paciente que possui enfisema pulmonar (DPOC) minimizando os sintomas que antes o impediam de realizar tarefas do cotidiano, como tomar banho so...

[Leia mais]

Ultrassonografia Endobrônquica (EBUS)

A ultrassonografia endobrônquica (EBUS), é um procedimento médico em que a broncoscopia é combinada com ultrasssom, auxiliando na avaliação do sistema resp...

[Leia mais]

Cirurgia Torácica Pediátrica

A Cirurgia Torácica é um campo da medicina que trata diversas doenças na região do tórax, através de procedimentos minimamente invasivos&nb...

[Leia mais]