Cirurgia Torácica do Vale

Preparação para cirurgia torácica: guia passo a passo

Veja todas as etapas da cirurgia torácica, do pré ao pós-operatório!

Veja também: Avaliação pré-operatória em cirurgia torácica: o que você deve saber?

Preparação para cirurgia torácica: guia passo a passo
Preparação para cirurgia torácica: guia passo a passo

A cirurgia torácica é um procedimento realizado em estruturas ou órgãos localizados na região do tórax, como, por exemplo, pulmões, mediastino, esôfago, traqueia, entre outras áreas.

Mesmo com o avanço da tecnologia médica e com a ascensão das técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, estes procedimentos continuam tendo riscos e, por isso, exigem uma preparação cuidadosa do paciente e um acompanhamento atento do cirurgião e da equipe multidisciplinar que acompanha o caso, de acordo com a condição que será tratada.

Este tipo de cirurgia pode ser indicado para tratar desde câncer de pulmão até para corrigir deformidades na parede torácica.

Cada doença e cada paciente exigem uma abordagem personalizada e direcionada, mas as orientações para a preparação para o procedimento costumam ser semelhantes na maioria dos casos.

Neste guia, queremos compartilhar com vocês alguns dos consensos médicos mais atualizados sobre como o paciente deve se preparar para uma cirurgia torácica. O objetivo é transmitir informações confiáveis e capazes de aumentar a segurança dos procedimentos. Confira!

Principais orientações para o paciente antes de uma cirurgia torácica

Como dito acima, a cirurgia torácica é uma técnica que permite tratar diversas condições na área do tórax. Os procedimentos mais realizados são a remoção de tumores, remoção de parte do pulmão, derrame pleural, transplante de pulmão, câncer de esôfago, entre outras doenças.

Nas operações, o cirurgião pode utilizar a técnica convencional aberta ou a cirurgia minimamente invasiva, como a cirurgia robótica. A escolha da abordagem é sempre individualizada e pautada pela avaliação do paciente, exames pré-operatórios, gravidade da doença, riscos e benefícios.

Independentemente da técnica escolhida, é fundamental que o paciente faça um bom pré-operatório, seguindo à risca as orientações da equipe médica. Abaixo, apresento um guia passo a passo do que deve ser feito antes de uma cirurgia torácica.

Pré-operatório para cirurgia torácica: guia passo a passo

Depois de constatada a necessidade de uma cirurgia torácica, o paciente deve iniciar uma preparação cuidadosa antes do procedimento.

A primeira etapa consiste na realização dos exames pré-operatórios, que incluem exames de sangue, ritmo e função cardíaca, exames de imagem, como a tomografia computadorizada de tórax, prova de função pulmonar, ecocardiograma e uma rigorosa avaliação clínica.

Ao ser liberado para realizar o procedimento, o paciente precisa seguir algumas etapas importantes, como:

  • Comunicar ao médico todas as medicações de uso contínuo, incluindo aquelas que não possuem prescrição;
  • Parar de fumar ou usar produtos derivados de tabaco pelo menos um mês antes da cirurgia. Isso inclui charutos, vapes e cachimbos;
  • Não consumir bebidas alcoólicas nas quatro semanas que antecedem o procedimento;
  • Suspender o uso de medicamentos regulares de acordo com a orientação da equipe médica;
  • Preparar um plano de recuperação com a sua rede de apoio;
  • Assinar o termo de consentimento para a cirurgia, após discutir riscos, possíveis complicações e a proposta do procedimento com os médicos.

Alimentação antes de uma cirurgia torácica

No dia anterior à cirurgia torácica, o paciente deve manter uma alimentação leve. Já no dia do procedimento, a indicação é o jejum, que ajuda a evitar complicações intraoperatórias, como pneumonia e broncoaspiração.

A recomendação é que o paciente permaneça em jejum pré-operatório por 8 horas para alimentos sólidos e 4 horas para líquidos claros, como chás e água, isso pode variar conforme recomendações da avaliação pré-anestésica.

Preparo para a cirurgia torácica

Antes da cirurgia torácica, o paciente é orientado a remover todos os tipos de adornos, como joias, piercings, relógios, além de unhas postiças, extensão de cílios, mega hair e próteses dentárias.

Ao chegar ao centro cirúrgico, o paciente deve ser identificado. A equipe precisa fazer as revisões de riscos, checar o paciente para possíveis alergias e iniciar os procedimentos para a anestesia geral.

A abordagem cirúrgica poderá ser aberta, por vídeo, endoscópica ou robótica. A depender da complexidade do procedimento, o paciente pode ser encaminhado à UTI após a cirurgia.

Durante a internação, a equipe médica e de enfermagem mantém uma rotina de acompanhamento, com exames de imagem e laboratoriais. Também podem ser indicadas rotinas de fisioterapia e mobilização precoce, que ajudam a acelerar a recuperação e a reduzir o tempo de internação.

Depois da alta hospitalar, o paciente deve seguir as orientações médicas em casa, como evitar exposição ao sol, manter uma alimentação leve, aumentar a ingestão de água e tomar as medicações prescritas.

Em caso de desconforto, febre, sinais de infecção ou dificuldade para respirar, é fundamental que o paciente busque um pronto atendimento.

Para pacientes que ficam bem no pós-operatório, o retorno ao médico será indicado na alta hospitalar.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia torácica?

O tempo de recuperação da cirurgia torácica varia dependendo do tipo de procedimento realizado. É possível que o paciente fique entre uma semana e dez dias no hospital após uma cirurgia aberta.

No entanto, nos casos de cirurgias minimamente invasivas, este tempo pode ser reduzido para três ou quatro dias.

Já a recuperação em casa pode levar um mês ou mais, dependendo da condição de cada paciente. Converse com o seu médico e tire todas as dúvidas!

Agende uma consulta!

Se você precisa realizar uma cirurgia torácica, agende uma consulta com um dos especialistas da Cirurgia Torácica do Vale.

Contamos com uma equipe médica experiente e habilitada para conduzir procedimentos minimamente invasivos, utilizando os recursos tecnológicos mais avançados. Entre em contato!

 

Veja também: Pós-operatório

Voltar

O que esperar de uma consulta com um cirurgião torácico?

A cirurgia torácica é uma especialidade médica voltada ao diagnóstico e tratamento de doenças que acometem os órgãos do tórax, como pulmõ...

[Leia mais]

10 mitos e verdades sobre Cirurgia Torácica

A cirurgia torácica é uma especialidade que vem evoluindo constantemente ao longo dos anos, graças à formação continuada dos cirurgiões e às ino...

[Leia mais]

Hospital de Blumenau realiza primeira cirurgia torácica robótica da história de Santa Catarina

O Hospital Santa Isabel, de Blumenau, promoveu a primeira cirurgia torácica robótica da história de Santa Catarina. O procedimento aconteceu no dia 29 de maio, sob o com...

[Leia mais]