Cirurgia Torácica do Vale

DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) em jovens: causas e tratamentos

Entenda os riscos que a DPOC traz à saúde de jovens e como realizar o tratamento eficaz!

Veja também: Tabagismo: como parar de fumar e quais são as doenças causadas pelo cigarro

DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) em jovens: causas e tratamentos
DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) em jovens: causas e tratamentos

DPOC é a sigla para doença pulmonar obstrutiva crônica, um conjunto de enfermidades respiratórias que podem atingir todos os grupos, inclusive as pessoas mais jovens.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 210 milhões de pessoas no mundo têm Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, sendo o fumo uma das principais causas do surgimento desse problema de saúde.

Neste cenário, o acompanhamento de jovens com restrições pulmonares precisa ser feito de forma periódica. Além disso, é fundamental entender os riscos das doenças, seus sintomas e formas de tratamento.

Aqui, vamos apresentar todos os detalhes importantes sobre a DPOC. Confira!

O que é Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica?

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica se caracteriza como um grupo de doenças pulmonares, como, por exemplo, a bronquite e o enfisema pulmonar.

Os sintomas dessas doenças são diversos e podem afetar diretamente a qualidade de vida de uma pessoa. Alguns sinais de DPOC são:

  • Falta de ar;
  • Tosse Crônica;
  • Chiado no peito;
  • Cansaço;
  • Entre outros.

Alguns sintomas são raros e podem despertar uma maior preocupação, como é o caso do aperto no peito, lábios com coloração azulada, presença de infecções respiratórias frequentes, pés e pernas inchados, entre outros.

Vale ressaltar que a DPOC é irreversível e progressiva, podendo piorar ao longo do tempo se não for tratada corretamente.

Nesses casos, o diagnóstico precoce é essencial para que a doença não piore e para que a qualidade de vida do paciente seja mantida.

Muitas vezes, a doença é causada por exposição a substâncias que irritam o sistema respiratório por muito tempo, como a utilização de tabaco, exposição à poeira, poluição e produtos químicos.

DPOC em jovens: com que idade aparecem os primeiros sintomas

De acordo com a OMS, o surgimento de DPOC em jovens é extremamente prejudicial. Atualmente, cerca de 90% das mortes por esta doença acontecem em pessoas com menos de 70 anos, em países de baixa e média renda.

Existe uma preocupação das autoridades em combater os casos de DPOC e auxiliar nas medidas preventivas.

Na população jovem, a Doença Pulmonar pode ocorrer em decorrência de predisposição genética ou pela exposição excessiva a fatores externos.

Jovens fumantes têm um risco aumentado de desenvolver DPOC, em relação a jovens saudáveis e não fumantes.

Os sintomas iniciais podem ser facilmente confundidos com casos asmáticos ou de bronquite. Porém, com o tempo, se tornam mais intensificados e merecem atenção especial, com o acompanhamento de médicos especialistas.

É possível interromper a progressão da DPOC em jovens?

Como já dito anteriormente, a DPOC é uma doença crônica e progressiva, que não tem cura. Porém, é possível controlar e retardar a progressão da doença, principalmente em jovens com sintomas leves.

Para retardar os sintomas da DPOC em jovens, é importante identificar e tratar os fatores de risco que podem acelerar a progressão da doença, como, por exemplo, a falta de atividade física, exposição prolongada a substâncias irritantes e o fumo como hábito.

Sendo assim, evitar o tabagismo é a melhor forma de prevenir a progressão da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, além de manter consultas regulares com médicos experientes.

Qual o tratamento da DPOC em jovens?

De acordo com a OMS, a DPOC é a sétima principal causa de problemas de saúde em todo o mundo. Com o avanço da medicina, alguns tratamentos se tornaram bem-sucedidos para aumentar a qualidade de vida das pessoas afetadas pelas doenças respiratórias.

Adotar hábitos saudáveis de vida, como a prática de esportes e uma alimentação balanceada, contribui para o tratamento e alívio dos sintomas. Além disso, abandonar o vício do cigarro é mandatório para pacientes com DPOC.

Durante o acompanhamento médico, é possível que o profissional faça a prescrição de medicamentos, inaladores e outros métodos que possam tratar os sintomas da doença.

Conscientização sobre a DPOC entre os jovens

A conscientização é uma forte aliada no combate a hábitos ligados ao surgimento da DPOC, como o tabagismo, por exemplo.

Por isso, é importante realizar campanhas de mídia social, programas educativos e eventos especiais, visando manter o assunto em pauta. Por meio de debates e esclarecimentos das causas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, é possível promover mais consciência e combater o problema.

As campanhas devem ter foco em assuntos importantes para a prevenção da doença, como os malefícios do tabaco, benefícios de uma rotina ativa fisicamente, tratamentos corretos da doença, entre outros assuntos.

Como conviver com a DPOC?

O convívio com a DPOC para os jovens não é uma tarefa fácil, já que a doença pode trazer momentos de desconforto, como falta de ar e cansaço extremo.

Em muitos casos, a doença também está diretamente ligada à ansiedade. Diante das dificuldades do dia a dia e por ser uma doença crônica e incurável, ela desperta gatilhos na população jovem.

Por isso, é aconselhável o acompanhamento com médicos especialistas, psicólogos e outros profissionais de saúde, a fim de proporcionar mais qualidade de vida aos indivíduos.

De uma maneira geral, conviver com a DPOC pode ser desafiador, mas existem estratégias que podem ajudar a gerenciar a doença, como evitar o tabagismo e a exposição prolongada à poeira, produtos químicos e outras substâncias irritantes.

Conte com o apoio dos especialistas da Cirurgia Torácica do Vale!

Se você busca por especialistas da área para o acompanhamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, a Cirurgia Torácica do Vale é composta por profissionais que atuam ativamente no atendimento eletivo, de urgência e emergência.

A clínica reúne em sua equipe médicos que atuam há mais de 30 anos na especialidade de cirurgia torácica, broncoscopia e pneumologia, se mantendo atualizados e participando de palestras, pesquisas e congressos.

A Cirurgia Torácica do Vale oferece atendimentos de alta qualidade no Vale do Paraíba. Entre em contato e saiba mais!

Voltar

Robô-cirurgião de R$ 12 milhões chega no próximo mês ao Hospital Santa Isabel

Robô-cirurgião de R$ 6 milhões chega no próximo mês ao Hospital Santa Isabel Está programado para chegar no fim de maio ao Hospital Santa Isabel, em Blumenau, o...

[Leia mais]

Pneumotórax espontâneo primário: drenar ou observar?

Quadro frequente nos prontos socorros, o pneumotórax espontâneo, definido pela presença de ar na cavidade pleural não relacionado a qualquer tipo de trauma, pode ser classif...

[Leia mais]

Pneumologista: o médico responsável pelo tratamento de doenças pulmonares

A crise de saúde instaurada no mundo pela pandemia de Covid-19 colocou em evidência uma especialidade médica que tem grande importância no tratamento de várias doen&cc...

[Leia mais]