Cirurgia Torácica do Vale

Como é o treinamento de Cirurgiões Torácicos?

Saiba mais sobre a formação que um cirurgião torácico precisa ter e sobre as demandas dessa especialidade

Veja também: Cirurgião Torácico: saiba como é a atuação deste profissional

Como é o treinamento de Cirurgiões Torácicos?
Como é o treinamento de Cirurgiões Torácicos?

Um profissional que pretende se especializar em cirurgia torácica precisa dedicar bons anos de sua vida ao estudo e treinamento de técnicas complexas. Primeiramente, é preciso se formar no curso de Medicina, que dura cerca de 6 anos e, em seguida, fazer uma residência em cirurgia geral, que soma cerca de 3 anos de dedicação.

Depois disso, o futuro cirurgião torácico ainda precisa fazer uma residência em cirurgia torácica, que acrescenta mais 2 anos de estudos. Somente depois de cumprir todas essas etapas, o profissional estará apto a atuar na especialidade.

Como é possível notar, o treinamento completo para ser um cirurgião torácico é longo e repleto de desafios. Contudo, é esse tempo de formação que garante as condições necessárias para que os médicos possam beneficiar seus pacientes com procedimentos cirúrgicos inovadores e de alta complexidade.

Estima-se que, hoje, o Brasil tenha apenas 992 cirurgiões de tórax, de acordo com o último levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Áreas de atuação do cirurgião torácico

O cirurgião torácico pode trabalhar com diversos procedimentos que envolvem pulmões, mediastino, traqueia, esôfago e parede torácica.

Dentro dessa especialidade, é possível focar o trabalho em alguns públicos ou tipos de procedimento. É possível, por exemplo, desenvolver cuidados focados em crianças e recém-nascidos, ou realizar cirurgias de remoção de tumores.

Os profissionais que atuam nessa área estão aptos a executar diversos tipos de procedimentos, como: cirurgia torácica vídeo-assistida, toracoscopia, traqueostomia, drenagem torácica e outros.

Atualmente, uma área que vem crescendo de forma significativa dentro do contexto da cirurgia torácica é a abordagem com intervenção robótica, que auxilia o médico a ter alta precisão e a realizar uma cirurgia menos invasiva.

Treinamento da tecnologia robótica

O treinamento de tecnologia robótica permite que o cirurgião torácico tenha capacitação para realizar os procedimentos que empregam essa inovação médica. Esse tipo de cirurgia é valorizado no mercado justamente por trazer menos riscos no intra e pós-operatório e por minimizar as chances de complicações.

Para isso, o médico responsável precisa desenvolver as habilidades robóticas necessárias para o uso seguro e eficiente da tecnologia, além de aprender mais sobre as ferramentas e considerações clínico-cirúrgicas que devem ser levadas em conta em cada caso.

A habilidade para empregar esse recurso permite que o cirurgião tenha uma visão 3D de alta qualidade. Isso deixa as técnicas de intervenção mais padronizadas e seguras.

Vale destacar que o treinamento é essencial, pois o robô sempre é comandado pelo cirurgião, que fica no console, controlando os movimentos e garantindo que tudo funcione da maneira esperada.

Principais características dos cirurgiões torácicos

Um bom cirurgião torácico precisa ter uma formação completa e estar constantemente atualizado. Além disso, é necessário se aprofundar na literatura médica e conhecer as publicações sobre o tema.

Para atuar nesta área, que precisa manter um diálogo direto com outras especialidades médicas, também é necessário manter uma boa relação interpessoal com os colegas e saber trabalhar em equipe.

Por se tratar de um campo que exige muito estudo e qualificação, espera-se ainda que o cirurgião torácico tenha boa capacidade de resolução de problemas, empenho e concentração.

Especialistas precisam estar inscritos em órgãos

Os especialistas da área de cirurgia torácica devem estar inscritos no CRM e na Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), que são os órgãos que regulamentam a prática da cirurgia torácica no Brasil.

Apenas profissionais com registros ativos podem atender pacientes nesta especialidade.

Conheça a melhor equipe de cirurgiões torácicos

Encontrar uma equipe de cirurgiões torácicos treinados e experientes é uma etapa muito importante para os pacientes.

A Cirurgia Torácica do Vale conta com um grupo de especialistas regulamentados em todos os órgãos brasileiros e que se mantêm atualizados. São profissionais que estão nos principais hospitais do Vale do Paraíba, trabalham com pesquisa e participam de congressos e palestras.

Os médicos da equipe atuam há mais de 30 anos na especialidade de cirurgia torácica e broncoscopia, tendo vasta experiência nessas áreas.

Além disso, os profissionais também estão presentes em consultórios e ambulatórios da região, fazendo atendimentos eletivos, de urgência e emergência, de acordo com a demanda dos pacientes. Saiba mais sobre cada um dos profissionais da equipe e agende uma consulta!

Veja também: Cirurgia Torácica Robótica (RATS)

Voltar

Derrame Pleural: entenda o quadro

Para quem está em busca de informações sobre doenças pulmonares, derrame pleural é um tópico que merece atenção. A doença se caracteriza ...

[Leia mais]

Cirurgião Torácico: saiba como é a atuação deste profissional

A cirurgia torácica é uma especialidade médica que compreende as doenças que acometem o tórax e o sistema respiratório. Habilitado para executar cirurgias de ...

[Leia mais]

Recuperação Rápida após Cirurgia Torácica: Dicas e Orientações

Realizar uma cirurgia torácica pode ser um importante divisor de águas na vida de um paciente com doenças respiratórias ou problemas na região do tórax. Esse ...

[Leia mais]